Você já ouviu falar em jejum intermitente? Trata-se de uma estratégia nutricional que vem ganhando mais e mais adeptos a cada dia. O jejum intermitente traz muitos benefícios à saúde, como redução do colesterol e da pressão arterial, melhora na imunidade, na disposição e na agilidade mental, além de funcionar como potencializador da desintoxicação.
O jejum intermitente consiste em janelas de alimentação: horas em que se você se alimenta e horas em que você deixa de se alimentar. Se você tem vontade de iniciar o jejum intermitente, a Mix Brasil Fit te auxilia nos primeiros passos. Vamos lá?
2. Principais tipos de jejum intermitente
O tipo mais básico de jejum intermitente, aquele indicado para quem quer começar, é o de 12 horas: você se alimenta até às 20h, fica 12 horas sem ingerir nenhum alimento e volta a se alimentar às 8h do dia seguinte. É a modalidade mais fácil, pois você ficará sem se alimentar durante o período da noite.
Além desse, existem os jejuns de 16h, 24h e 36h:
- Jejum de 16h: você deve ficar entre 14 e 16 horas sem comer, incluindo o período do sono, e comer nas 8 horas restantes do dia. Por exemplo, jantar às 21h e voltar a comer às 13h do dia seguinte.
- Jejum de 24h: é feito por um dia inteiro, duas ou três vezes por semana.
- Jejum de 36h: consiste em ficar um dia inteiro e mais metade do outro dia sem comer. Por exemplo, comer às 21h, passar o dia seguinte sem comer, e voltar a se alimentar às 9h do outro dia.
Existe ainda o jejum em que você se alimenta normalmente durante 5 dias da semana e restringe a alimentação nos outros 2 dias, reduzindo a quantidade de calorias para cerca de 500 por dia.
3. Como realizar o jejum intermitente?
No período em jejum, estão liberados água, chás e café, sem a adição de açúcar ou adoçantes. Já nos períodos em que a alimentação é permitida, é importante consumir alimentos que aumentem a saciedade e reponham os nutrientes.
Na quebra de jejum, opte por ingerir verduras, legumes e alimentos que não sejam processados. Evite cereais refinados, como arroz branco, pão branco e massas, assim como doces e alimentos muito industrializados. Prefira gorduras saudáveis, proteína animal e vegetais. Veja algumas sugestões para incluir no seu cardápio.
- Gorduras saudáveis: abacate, óleo de coco, ômega-3 (proveniente de peixes), macadâmia, pistache, castanhas, nozes, pinhão, sementes, azeitona, azeite, manteiga e gemas de ovos orgânicos.
- Proteína animal: frango orgânico, carne bovina, salmão, peixes, frutos do mar e ovos orgânicos.
- Vegetais: espinafre, brócolis, couve-flor, couve, aspargos, tomate, brotos e folhas.
Uma dica importante: procure fazer as refeições na quantidade que você faria se não estivesse em jejum. Não tente compensar o tempo que você ficou sem comer até então.
4. Dicas para começar o jejum intermitente
Separamos algumas dicas importantes para você conferir antes de começar o jejum intermitente:
- Interprete as diferenças entre precisar comer e querer comer.
- Apesar de estar jejuando, coma somente quando sentir necessidade.
- Tome bastante água – de 2 a 3 litros por dia.
- Evite comer demais nas refeições.
- Faça refeições equilibradas.
- Evite jejuns de 24 horas.
- Pratique exercícios físicos diariamente.
- Escute o seu corpo.
Neste conteúdo, separamos dicas valiosas para você que está iniciando o jejum intermitente. Tivemos a participação de Carol Crozeta, que produziu um vídeo especial sobre o protocolo inicial, que está disponível no nosso Instagram.
Agora que você já leu as nossas dicas, confira a nossa loja online. Estamos esperando por você!
Leave A Comment